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Calhas de lã de vidro

Isolação Térmica em lã de vidro para Tubulação

Elementos cilíndricos bi-partidos de lã de vidro, de grande poder isolante, aglomerado com resinas sintéticas.

Aplicação

Utilizado para isolamento térmico em baixas e altas temperaturas de tubulações em geral.

Também utilizado para isolação acústica de tubulações de esgoto evitando a transmissão e propagação do som de descargas quando acionadas e água servida entre ambientes de casas geminadas e apartamentos.

Características

Propriedades

Incombustíveis

Não Higroscópico

Inquebrável

Não Corrosivo (não ataca aço inox)

Não sofre dilatação ou contração com variações de temperatura

Aplicação rápida e fácil

Atende as normas:            ABNT – EB – 329

Petrobrás – 1618

Limites para Utilização

-200°C à + 450°C

Comportamento do fogo

Incombustível (Cert. N° 543.438 – IPT)

 

 

Performance térmica em Superfícies Cilíndricas (Tubulações)

Instalação

As juntas longitudinais devem ficar localizadas na parte inferior da tubulação.

As calhas são amarradas na tubulação com arame (BWG 16 ou 18). As pontas dos arames devem ser enterradas no isolante a fim de que não venham a ferir a eventual barreira de vapor ou revestimento.

Para isolação das curvas, os tubos bi-partidos de lã de vidro podem ser facilmente cortados a 45° ou em gomos (para curvas muito abertas)

Cuidados de Instalação para Fluidos Frios

Em se tratando de tubulações frias, deve-se tomar algumas precauções:

  1. Proteção anticorrosão

As tubulações devem ser protegidas contra a corrosão com a aplicação de uma camada de primer asfáltico. Esta operação deve ser precedida de uma limpeza com escova metálica ou jato de areia, a fim de eliminar qualquer traço de oxidação.

  1. Barreira de Vapor

Deve-se impedir a penetração de vapor d’água do ar atmosférico no interior do isolante, colocando-se uma barreira de vapor eficiente e durável.

Para temperaturas até 0ºC: a barreira de vapor deve ser feita aplicando-se dois demãos de frio asfalto com interposição de uma camada de véu de vidro.

Para temperaturas abaixo de 0ºC: a barreira de vapor deve ser feita com maior cuidado e atenção, seguindo as orientações abaixo:

– Polietileno com 120 microns colado com asfalto 084

– Folha de alumínio de 50 microns colado com asfalto 084

– Frio-asfalto em 2 camadas intercaladas com véu de vidro

-Feltro lã de vidro tipo FSB 35×13 mm

Revestimentos e Proteção Mecânica

As calhas devem ser protegidas contra choques mecânicos e agentes externos.

A escolha do revestimento adequado depende, portanto, das características do local onde se encontra a tubulação.

Os revestimentos mais utilizados são:

Alumínio corrugado;

Alumínio liso;

Chapa de aço galvanizado

Chapa de aço pré-pintado