Elementos cilíndricos bi-partidos de lã de vidro, de grande poder isolante, aglomerado com resinas sintéticas.
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Isolação Térmica em lã de vidro para Tubulação
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Elementos cilíndricos bi-partidos de lã de vidro, de grande poder isolante, aglomerado com resinas sintéticas.
Utilizado para isolamento térmico em baixas e altas temperaturas de tubulações em geral.
Também utilizado para isolação acústica de tubulações de esgoto evitando a transmissão e propagação do som de descargas quando acionadas e água servida entre ambientes de casas geminadas e apartamentos.
Incombustíveis
Não Higroscópico
Inquebrável
Não Corrosivo (não ataca aço inox)
Não sofre dilatação ou contração com variações de temperatura
Aplicação rápida e fácil
Atende as normas: ABNT – EB – 329
Petrobrás – 1618
-200°C à + 450°C
Incombustível (Cert. N° 543.438 – IPT)
As juntas longitudinais devem ficar localizadas na parte inferior da tubulação.
As calhas são amarradas na tubulação com arame (BWG 16 ou 18). As pontas dos arames devem ser enterradas no isolante a fim de que não venham a ferir a eventual barreira de vapor ou revestimento.
Para isolação das curvas, os tubos bi-partidos de lã de vidro podem ser facilmente cortados a 45° ou em gomos (para curvas muito abertas)
Em se tratando de tubulações frias, deve-se tomar algumas precauções:
As tubulações devem ser protegidas contra a corrosão com a aplicação de uma camada de primer asfáltico. Esta operação deve ser precedida de uma limpeza com escova metálica ou jato de areia, a fim de eliminar qualquer traço de oxidação.
Deve-se impedir a penetração de vapor d’água do ar atmosférico no interior do isolante, colocando-se uma barreira de vapor eficiente e durável.
Para temperaturas até 0ºC: a barreira de vapor deve ser feita aplicando-se dois demãos de frio asfalto com interposição de uma camada de véu de vidro.
Para temperaturas abaixo de 0ºC: a barreira de vapor deve ser feita com maior cuidado e atenção, seguindo as orientações abaixo:
– Polietileno com 120 microns colado com asfalto 084
– Folha de alumínio de 50 microns colado com asfalto 084
– Frio-asfalto em 2 camadas intercaladas com véu de vidro
-Feltro lã de vidro tipo FSB 35×13 mm
As calhas devem ser protegidas contra choques mecânicos e agentes externos.
A escolha do revestimento adequado depende, portanto, das características do local onde se encontra a tubulação.
Os revestimentos mais utilizados são:
Alumínio corrugado;
Alumínio liso;
Chapa de aço galvanizado
Chapa de aço pré-pintado