Tel.:55(11)
3858-6755

Poliestireno Extrudado (XPS)

Isolação Térmica – Proteção Mecânica – Conforto Acústico

O XPS é uma espuma rígida de poliestireno com estrutura celular fechada e homogênea. Este fator lhe confere excelentes características de isolação térmica, conforto acústico e altíssima resistência, proporcionando uma maior vida útil nas diversas aplicações.
O XPS é considerado um dos melhores isolantes térmicos e proteção mecânica do mundo.


Áreas de Utilização



Isolamento Térmico

A estrutura celular fechada (Close Cells) obtida no processo de extrusão proporciona excelente isolamento com baixíssima absorção de água ou vapor, vilã que acaba por deteriorar os demais isolantes, prejudicando sua eficiência com o passar dos anos.


Proteção mecânica

Sua alta densidade o torna ideal para proteção mecânica em aplicações como
impermeabilizações, pisos industriais, coberturas, frigoríficos e residenciais, resultando em melhor resistência com alto desempenho gerando durabilidade e economia com manutenção.



Conforto Acústico

Em escritórios e demais ambientes, as divisórias ocas acabam por permitir a livre passagem do som, causando incomodo as pessoas. O preenchimento ou revestimento das paredes de alvenaria e drywall com o poliestireno extrudado proporciona maior conforto acústico, além de colaborar para um melhor equilíbrio térmico do ambiente resultando em redução de gastos com energia, em especial o ar condicionado.


Características Comuns

Hidrofobia: devido sua estrutura celular fechada (Closed Cells), apresenta absorção de água inferior a 1%

Comportamento ao fogo: material aditivado com retardante à chama

Higiênico: Repele insetos e roedores, por não servir com o alimentos

Antibacteriano: não propício ao aparecimento de fungos, bactérias e outros micro-organismos

Temperatura de utilização: entre -50°C e +75°C

Fácil Aplicação: as placas podem ser coladas com cimento-cola, cola de poliuretano ou qualquer outro material construtivo que não possua solvente à base de petro-derivados em sua formulação.

Propriedades
  Normas   Unidade de medidas   Resultados
Densidade   NBR 11949   Kg/m³   38
Condutividade Térmica a 23,9°C (75°F) NBR 12094 W/m.k   0,027
Resistência á compressão em 10% deformação NBR 8082 Kpa   300 a 350
Absorção de água por submersão   NBR 7973   % /vol   =1
Resistência e Permeabilidade de Vapo de água NBR 8081 Por Polegada   0,6
Classifcação a Fogo NBR 11948 Retardante a chama




Aplicação:

Isolamento Térmico e Acústico:
Dutos de ar condicionado: atua como um verdadeiro escudo contra a perda de rendimento na refrigeração, além de proteger o próprio duto contra oxidação;
Coberturas e Telhados: proporciona incomparável conforto térmico e economia de energia, permitindo otimização térmica de construções que utilizam calefação ao ar condicionado.
Paredes Externas: proporciona isolamento térmico, otimizando a climatização ambiente.
Paredes Internas: proporciona conforto acústico
Pavimentos Residenciais: com alta resistência à compressão, funciona como isolante térmico e evita pontes acústicas entre pavimentos
Containers e Baús Refrigerados: alia o mais alto desempenho térmico com maior durabilidade pois, devido sua estrutura celular fechada, possui absorção de água e vapor reduzidas; mantendo as características de isolamento do material por maior tempo
Painéis Isolantes e Refrigeradores: devido sua propriedade termo-isolante reduz consideravelmente o consumo de energia

Construção Civil:
Pisos Industriais: devido a sua excelente resistência à compressão, o poliestireno extrudado é largamente utilizado em pisos industriais e de locais de grande circulação
Impermeabilização Asfáltica: oferece proteção à impermeabilização da laje, garantindo vida prolongada livre de trincas e rachaduras;
Muros de Arrimo: a aplicação em muros de arrimo garante preservação da estrutura, protegendo a impermeabilização do muro e inibindo o aparecimento de fungos
Steel Frame: aplicação em parede, piso, forro e teto de construções steel frame garantindo um excelente isolamento térmico
Forros: a aplicação do poliestireno extrudado em forros agrada tanto pelo aspecto visual que dispensa a aplicação de tintas (mas, se desejado, pode ser pintado com tinta à base de PVA e acrílicas)

Outras Aplicações:
Publicidade: placas para publicidade, construção de stands, construção de letras caixa, etc...
Esportes: pranchas de surf e aeromodelismo.


Recomendações:

Armazenamento:
- Recomenda-se que as placas Poliestireno Extrudado não fiquem expostas à radiação solar intensa e direta.
- Recomenda-se que o armazenamento seja feito em local limpo, ventilado e longe de fonte de calor (maquinários/equipamentos industriais).

Transporte

- Recomenda-se evitar o transporte junto com produtos químicos à base de solvente.
- Recomenda-se cuidado na hora de transportar para evitar bater as quinas e extremidades das placas, podendo causar quebra e ou deformação permanente
- Recomenda-se o transporte em caminhões baú, evitando exposição a intempéries, e também, evitar amarras diretas nos fardos para melhor proteger o produto.

Aplicação:
- Recomenda-se que o local de aplicação não exceda 75° C, não devendo ter contato com superfícies ou materiais que estejam nesta temperatura. No caso de aplicação na manta asfáltica somente aplique o produto após o resfriamento da manta.

Contato com o Fogo:
- Apesar de seu efeito retardante à chama, recomenda-se evitar qualquer forma de exposição ao fogo.


Meio Ambiente:
Na fabricação do Poliestireno Extrudado o fabricante aproveita seu próprio refugo industrial da linha de descartáveis ou recicla o material já descartado no pós-consumo.
Além disso, em todo o sistema produtivos, todas as aparas são aproveitadas; não havendo portanto nenhum lançamento de resíduos no meio ambiente.



Neotérmica Isolantes Térmicos e Revestimentos Metálicos Ltda
R. Relíquia, 300 São Paulo - SP | | Tel: (11) 3858-6755 | Fax: (11) 3857-4649